Doença Arterial Obstrutiva Periférica / Obstruções arteriais
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica é causada pelo estreitamento ou obstrução das artérias, geralmente por placas de ateroma. A Aterosclerose pode causar alterações em qualquer a artéria do corpo, sendo hoje a principal causa de morte no Brasil, geralmente por infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (“derrame”). Os principais fatores de risco para essa doença são: tabagismo, diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo, história familiar e idade avançada.
Quando acomete os membros inferiores, manifesta-se inicialmente com dor em panturrilhas ou nádegas para andar ou subir “ladeiras”, que é intensa a ponto de interromper a marcha e melhora com o repouso, e é também chamada de claudicação intermitente. Alterações nas unhas, perda de pelos nas pernas e atrofia muscular acompanham o quadro. A doença pode evoluir, com aparecimento de feridas dolorosas e difícil cicatrização, após um pequeno trauma ou mesmo espontaneamente.
O tratamento nos quadros iniciais inclui o controle dos fatores de risco da Aterosclerose e a realização de exercícios físicos. Pacientes com feridas ou com dor incapacitante para deambular precisam de atenção imediata de um Cirurgião Vascular